Bem vindo


Voce é bem vindo a este blog, oro para que os materiais aqui postados sirvam de crescimento espiritual para sua vida.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

         COMENTARIOS E MEDITAÇÕES NO EVANGELHO DE MATEUS

                                                     INTRODUÇÃO
                                        O Evangelho do Reino de Deus

             Jesus escolheu Mateus, um odiado cobrador de impostos que vivia a serviço do Império Romano, para ser um de seus apóstolos. (Mateus 9:9). Ao contrário da maioria dos outros apóstolos que trabalhavam como pescadores, Mateus era qualificado pelo seu trabalho em uma coletoria, dando conta de números com a sua capacidade matemática. Papias, um dos primeiros historiadores da Igreja, registra que "Mateus coletou os ditos de Jesus na língua hebraica." Mateus, o Evangelista escreveu mais ou menos 1068 versículos, enquanto Marcos escreveu mais ou menos 661 vercículos, focando mais os feitos do Senhor Jesus em sua vida e ministério. Mateus concentra-se na substância dos ensinamentos de Jesus. Este evangelho, provavelmente, foi escrito por volta dos anos 50 e 70 DC. Apezar de haver algumas divergências estas são as datas mais aceitas pelos estudiosos da Bíblia.               
Mateus registra a primeira coleção ou manual sobre os ensinamentos de Jesus. Estes ensinamentos estão organizados em cinco seções, a saber: (1), o Sermão da Montanha ou a Carta Magna do Reino – caps 5,7 (2), as instruções missionárias aos seus discípulos e os deveres dos líderes do Reino de Deus – cap 10; (3) as parábolas do Reino – cap 13; (4) os temas de "grandeza" e "perdão" no reino – cap 18, e (5), o "A chegada do Reino” - caps 24-25.
O Evangelho de Mateus aparece em primeiro lugar no cânon do Novo Testamento, não porque  ele foi escrito primeiro. Algumas das carta de Paulo e o Evangelho de Marcos foram escritos antes,  mas ele vem em primeiro lugar porque faz uma ponte de ligação entre o Antigo e o Novo Testamento. O principal alvo dos 28 capítulos de Mateus é convencer os judeus de que Jesus é o Rei, o Messias, o Ungido, o Cristo, o Filho de Deus e fundador do Reino de Deus. Mateus usa a palavra "Reino" cerca de 50 vezes e, o "Reino dos céus" cerca de 32 vezes.                                     
Mateus enfatiza Jesus, como Rei deste “Reino” e a sua divina autoridade. Vemos isto quando Jesus diz a Pedro: "Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado no céu, e tudo que desligares na terra será desligado nos céus" (Mateus 16:19). As últimas palavras de Jesus aos seus apóstolos também falam sobre a sua real autoridade sobre todos: "Toda autoridade foi me dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações batizando-as em nome do Pai , do Filho e do Espirito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho ordenado. E eis que estou cnovosco todos os dias até a consumação dos séculos" (Mateus 28:18-19) Observe que Mateus usa a palavra "toda" quatro vezes somente nesta passagem. Mateus mostra também a autoridade de Jesus sobre a natureza, através de seus milagres; sua autoridade sobre o pecado,  perdoando pecados; e sua autoridade sobre a morte, através de sua própria ressurreição.  (Os judeus não o consideravam rei Jo 19.21, dai Mateus escrever mostrando que realmente Ele era o Rei. E eles o rejeitaram.) 
 O Evangelho dos judeus

           
Mateus escreve como um judeu para seus compatriotas apresentando-lhes as provas de que Jesus realmente era o Rei dos Judeus. Ele chama a atenção para o que os profetas do Velho Testamento haviam dito, para mostrar como Jesus cumpriu tudo o que foi dito sobre o Messias que viria a estabelecer o Reino de Deus. Ele freqüentemente usa a expressão,"como está escrito no profeta ..." ou "isso foi feito para cumprir o que fora dito pelos profetas ..." Nove vezes Mateus refere-se a Jesus como o "filho de Davi". Os profetas tinham fortemente alertado que o Messias seria um descendente direto de Davi. O Evangelho de Mateus começa com a genealogia de Jesus, traçando-o de volta para a Davi, Rei de Israel, e depois a Abraão, o primeiro judeu. Mateus traça a linhagem de Jesus através de José, seu pai de criação, em vez de através de Maria, que foi sua mãe biológica [tal não se vê em Lucas]. Mateus, o judeu atento, observa que, na genealogia judaica, a legalidade da descendência é vinda pela linhagem do pai.


Tradução Pr Telcio Luis

Nenhum comentário:

Postar um comentário