Bem vindo


Voce é bem vindo a este blog, oro para que os materiais aqui postados sirvam de crescimento espiritual para sua vida.

sexta-feira, 30 de março de 2012

A igreja não pode se corromper


          A tendência de quem muda de um país para outro é a transculturação, ou seja, você que está agora vivendo no país dos outros não vai querer que as pessoas deste país sejam ou vivam como você estava acostumado ser ou viver em seu próprio país, está é a ordem natural das coisas. Se você vai para o meio deles deverá ser como eles são ou pelo menos procurar parecer com eles em sua maneira de viver, e se isto não acontecer, você sempre será visto como alguém estranho, com costumes estranhos e muitas vezes será ridicularizado por aqueles ao seu redor.
         Me lembro, do ano de 1995, quando eu e minha família fomos enviados como missionários para a Ucrânia, Leste Europeu, país de costumes totalmente diferentes do Brasil, que é a minha terra natal. O clima é totalmente diferente, a alimentação é diferente e encontramos uma outra família de missionários que também haviam sido enviados para lá naquele mesmo ano. A esposa daquele missionário tinha os cabelos grandes e muito bem cuidados e tinha o costume de usá-lo solto, o que no Brasil e em outras partes do mundo é uma coisa natural; ela começou a perceber que as irmãs da igreja onde estava se reunindo procuravam ficar afastadas dela e ela também começou a observar que as irmãs nunca soltavam os cabelos. Um dia ela preocupada com o comportamento das irmãs, perguntou a uma delas, porque elas pareciam evitá-la, e a irmã respondeu que a mulher que sai com o cabelo solto para a rua é vista como uma prostituta. O que era obvio, foi um choque cultural. O passo seguinte da missionária, seria prender o cabelo para se enquadrar dentro da cultura do povo que ela agora adotara como seu. O que na verdade não foi feito, ela não mudou o seu jeito de ser e continuou sendo vista por aquelas irmãs com uma certa diferença.
          É exatamente isto que esta acontecendo com a igreja de Deus. Uma nação diferente vivendo em um país diferente. Na carta de Pedro lemos – “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus... exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais... mantendo o vosso procedimento no meio dos gentios...” – Pedro 2.9,11-12. A nação em que nós estamos vivendo é dos gentios, um povo adorador de deuses e adeptos do paganismo. Em 1 João 5.19 está escrito – “Que o mundo jaz no maligno...”, no capítulo 2 do livro de Daniel, vemos que o governo desta terra onde ainda está vivendo a igreja é dos gentios e não da igreja. E isto não é questão de a igreja ter ou não ter força para conquistar o controle mundial, é questão de um decreto divino visto pelo rei Nabucodonozor e interpretado pelo profeta Daniel, que tem início e fim. Ensinar que a igreja em algum momento de sua história na terra vai assumir o controle mundial, principalmente nos tempos finais, é negar a veracidade das Escrituras Sagradas quando esta diz, em João 18.36 – “O meu Reino não é deste mundo...”. Essas palavras são do nosso Rei, o Senhor Jesus, e se tomamos parte deste reino é obvio que não somos daqui.
            Apesar de não sermos daqui, ainda estamos aqui e precisamos manter o nosso procedimento dentre os gentios. Não se corromper. Como a nossa irmã missionária não se aculturou, prendendo os cabelos para se igualar às nativas e continuou sendo vista de forma estranha, nós também temos que manter nossa diferença cultural neste país estrangeiro, que é o mundo em que vivemos. (É claro que em missão transcultural, não deve ser este o comportamento missionário, devemos sim nos assemelharmos ao país em que estamos trabalhando, inclusive em seus costumes desde que estes não firam as doutrinas bíblicas).
            O que está acontecendo em nossos dias é que estamos nos adaptando tão bem, nos aculturando tão bem, que quase já não há mais diferença entre igreja e gentios, até a linguagem é a mesma, estamos aprendendo muito bem a língua do país onde estamos vivendo, seus costumes, sua maneira de ser, as regras que estão sendo ditadas pelo príncipe deste reino está sendo repassada à igreja por aqueles que são dominados pelo espírito de Jezabel – mulher que se auto-denomina profetiza,  porta-voz de Deus, mas que tem impregnada na sua cabeça, a sensualidade.
            Desculpe-me ter que dizer isto, mas até nas letras de muitos de nossos hinos que a princípio são compostos com o intuito de adorar a Deus, vemos presente o sensualismo. Quantas vezes ouvimos um hino que mais parece ser uma declaração de prazer ao sexo oposto, do que uma adoração ao Senhor. Muitas vezes só vamos dar conta de que é um “hino” quando ouvimos o nome de Jesus, e assim mesmo quase que nas entrelinhas. Quantos “shows evangélicos” que levam os nossos jovens ao delírio ao invés da adoração ao Senhor. E o pior,são incentivados por seus líderes. Temos que tomar muito cuidado pois é aí que começamos a dominar o idioma deste país e absorver a sua cultura.....
             ....Acabe, como líder, jamais deveria ter permitido que sua mulher agisse como agiu no meio do povo de Deus, levando o povo ao pecado, com a sua aquiescência. É claro que Acabe só o fez porque estava tomado pela paixão, espírito sensualista, que parece ter rondado o coração de muitos reis no passado e em todas as épocas, que quando viu a beleza de Jezabel, logo a desejou, como Sansão desejou a mulher de Timna, a ponto de fechar os olhos para as leis de Deus para possuí-la como mulher. De fato, ela deveria saber usar a sua beleza física e a sua sensualidade para conquistar o que queria. Podemos vê-la fazendo isto quando queria seduzir Jeú – 2 Reis 9.30 – “Tendo Jeú chegado a Jezreel, Jezabel o soube; então se pintou em volta dos olhos, enfeitou a cabeça e olhou pela janela”. Observe o propósito com o qual ela fez isto; sedução.
              De quem nós estamos querendo chamar a atenção quando estamos na frente do espellho, no salão de beleza, nas academias de musculação, nos centros cirúrgicos de embelezamento corporal, não estou dizendo que isto é pecado, nem condeno quem procura tais recursos tecnológicos. Só estou perguntando, à quem nós estamos querendo chamar a atenção? Será que estamos preocupados é com a glória de Deus e em glorificarmos o seu nome em nosso corpo, e tudo o que fazemos é para louvor do seu nome? Ou será que o espírito de Jezabel está presente? O espírito de sedução? Quando ela percebeu que o homem de Deus Jeú, estava chegando para purificar o povo de Deus e eliminar do meio deles o paganismo, a adoração a outros deuses, ela usou a sua beleza e o seu poder de sedução para desviar a atenção do homem de Deus e continuar destruindo o povo de Deus.....  
               Cuidado com a sensualidade....
Pr Telcio Luis.
Trecho do Livro “As quatro Mulheres do Apocalípse” do Pr Telcio Luis.
Editado Pela Editora Restaurando Vidas.
Se quiser adquirir um exemplar entre em contato conosco
Tel: 781 820 9779 ou pelo email: telcioluis@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário