Bem vindo


Voce é bem vindo a este blog, oro para que os materiais aqui postados sirvam de crescimento espiritual para sua vida.

sexta-feira, 30 de março de 2012

AQUELE QUE PERSEVERAR


Aquele que perseverar até o fim será salvo. Mt 24.13

 Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis. Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim, Mateus 24:44, 46

Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma. Hebreus 10:39

 I -Perseverança

Nosso sucesso na vida depende da nossa perseverança.

Quanta gente desiste nas coisas da vida. Começam um curso, disitem... começam a estudar, desistem...começam a ler a biblia todo ano e não chegam ao final do Gêneses... etc.

A vida em si é um ato de continuidade, um processo.

Tudo tem um começo, um meio e um fim – um término.

É um processo. Uma ação de avançar – um avanço gradual, passo por passo...


II - Jesus disse: Aquele que perseverar até o fim, será salvo.
Fato importante. Essas palavras de Jesus, se comparada com

Lucas 13:23-24 E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu: Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.

 Mostram-nos que perseverança não é uma caracteristica do ser humano.

A pergunta do homem. Os discipulos perguntaram a Jesus: São poucos os que se Salvam?

A resposta de Jesus nos leva a meditação...Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.

Por pouco ou quase nada desistem. Muitos começam, mas logo desistem.

Se a salvação depende da perseverança, e se são poucos os que se salvam, concluimos que a perseverança não é o forte do ser humano.


III - Vejamos o processo da salvação.

Levando em conta que é um processo tem início, meio e fim.

Alguem pode dizer que salvação não é um processo, é um ato imediato. Sim é uma verdade.

O processo está em se manter salvo. “Na vossa paciência possuí as vossas almas.” Lucas 21:19

Isso significa: eu sou salvo, mas ainda corro o risco de perdê-la ...precisa perseverar...

Paciência é uma característica da perseverança.

Analizemos a salvação em seu processo: passado, presente e futuro. Em duas perspectiva, esferas: a divina e a humana.

Passado “A tua fé te salvou” (Lc. 7:50). “Pela graça fostes salvos por meio da fé” (Ef. 2:8). “... que nos salvou e chamou com uma santa vocação” (2 Tim. 1:9). “...salvou-nos segundo Sua misericórdia” (Tito 3:5).

Esfera divina – Jesus desce na terra e concretiza o plano de Salvação – está consumado. A Cruz. E quando eu for levantado da terra a todos atrairei a mim. Jo 12.32

Esfera humana – começa na cruz ao aceitar o sacrificio.

PresenteA palavra da cruz é loucura para os que se perdem; mas, para nós que estamos salvos (marg., estamos sendo salvos) é o poder de Deus” (1 Cor. 1:18).

O particípio grego na passagem supra está no tempo presente e denota“aqueles sendo salvos, o ato... estando em progresso, não completado” (E. P. Gould).

É com referência ao tempo presente da salvação que Fil. 2:12 fala, quando diz: “Operai a vossa própria salvação com temor e tremor.” O sentido desta passagem é que os crentes filipenses tiveram de efetivar em suas vidas a nova vida que Deus implantara nos seus corações .

Tanto o querer (ser salvo) como o efetuar...Fl 2.13

Esfera divina – a ação divina em nos ajudar a manter nossa salvação. Eis que estou convosco... o Espirito nos guiará em toda a verdade... não vos deixarei orfãos

Esfera humana – ação humana – crucuficado com Cristo. Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.Gálatas 6:14. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.Gálatas 2:20

FuturoAté que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,Efésios 4:1

Esfera divinaNão se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. João 14:1-3

Esfera humana - É apenas o recebimento da vida eterna por recompensa de uma vida perseverante embasada na fé que uma vez nos foi dada.

Pr Telcio Luis













Nenhum comentário:

Postar um comentário